segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Concertos i Molinari camerata musici

Nos meses de novembro e dezembro de 2012, ano da Itália no Brasil, o grupo “i Molinari camerata musici”, após recentes apresentações em Cuba, fará uma turnê pelas cidades de Ouro Preto, Sabará, Betim e Belo Horizonte, apresentando um concerto diferenciado, marcado pela variedade de estilos musicais e pelo amplo repertório, que conta com trilhas de cinema, árias de óperas, musicais, operetas, canções e música instrumental, com forte apelo à identidade cultural e musical da Itália.
O grupo é formado por quatro grandes músicos de Minas Gerais, com vasta experiência e grande reconhecimento na área musical: o pianista e maestro Robério Molinari, responsável pela direção musical e pelos arranjos musicais de todo o repertório dos concertos; o tenor João Di Souza, também conhecido como Tatá Sympa; o tenor Néstor Gurry e a  soprano Helen Isolani.
Um dos diferenciais do grupo i Molinari é a interessante proposta musical, que mistura o popular e o erudito. O estilo é conhecido mundialmente como “crossover”, termo em inglês usado para designar a mistura entre dois ou mais estilos musicais. Destacam-se como principais influências musicais do grupo alguns cantores e instrumentistas célebres como: Andrea Bocelli, Bobby McFerrin, Sarah Brightman, Josh Groban, ‘Il Divo’, ‘Amici Forever’ e compositores como Gioachino Rossini, Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini, Nino Rota, Ennio Morricone e Francesco Sartori, dentre outros, que propõem versatilidade entre a música popular e a erudita. Além da influência musical internacional, o grupo também busca inspiração em ícones da música brasileira como Villa-Lobos, Gilson Peranzzetta, Carlos Gomes, Herivelto Martins e Roberto Carlos.
Os concertos contam com a preparação vocal do cantor e professor mestre da UFRJ, Marcelo Coutinho, e com a direção cênica e artística do professor doutor da UFMG, Ernani Maletta, que já atuou em importantes espetáculos, especialmente com o Grupo Galpão e o grupo Voz e Companhia, de Belo Horizonte.
As apresentações de pré-estreia do projeto “i Molinari camerata musici” acontecerão nos dias 16 de novembro, no Teatro Municipal Casa da Ópera, em Ouro Preto, e no dia 19 de novembro, no Teatro Municipal de Sabará.


Para os concertos de Betim (01/12) e Belo Horizonte (07/12), o grupo i Molinari camerata musici contará com a participação de 16 instrumentistas convidados, que atuam em diversas orquestras mineiras, dentre elas a Orquestra Filarmônica MG e a Orquestra Sinfônica MG. A turnê do grupo i Molinari camerata musici é contemplada pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o patrocínio da FIAT.
Locais, datas e horários das apresentações:
Concertos:
Ouro Preto [16/11] – 20:00h – Teatro Municipal Casa da Ópera – entrada franca
Sabará [19/11]– 20:00h – Teatro Municipal de Sabará – entrada franca

Concertos com orquestra:
Betim [01/12] – 20:00h – Casa de Cultura (Betim) – entrada franca
Belo Horizonte [07/12] – 20:00h – Minas Centro (Belo Horizonte)

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Facebook Delicious Digg Stumbleupon Favorites More